Pedro Costa, árbitro da A.F. Leiria e Presidente da Federação Portuguesa das Associações de Surdos, irá participar no III DCL Futsal 2016 que irá decorrer de 10 a 13 de fevereiro em Ayamonte, Espanha. A A.F. Leiria entrevistou o árbitro nosso filiado.

 

A.F. Leiria: Há quanto tempo é convidado para participar nos DCL Futsal?

Pedro Costa: "A nível europeu e da DCL (Deaf Champions League), têm conhecimento que sou Árbitro surdo no nosso país. A DCL teve a primeira competição de futsal no ano de 2014, em Torino (Itália), e foi também nesse ano que me convidaram. No ano passado, a competição foi em Graz (Áustria) e também estive presente. Este ano será em Huelva (Espanha), como podem ver no link http://www.dcl-futsal-ayamonte2016.com/"

 

A.F. Leiria: Como funciona a arbitragem em jogos onde participam atletas surdos? Quais as diferenças?

Pedro Costa: "As técnicas e leis de jogos são iguais para todos, já que somos iguais em termos humanos. A única diferença é que o apito é substituído pela bandeira, porque os jogadores surdos não ouvem o som do apito. Assim, utilizam-se bandeiras para que os jogadores surdos vejam o que está a ser sinalizado (campo visual)."

 

A.F. Leiria: Há quanto tempo é presidente da Federação Portuguesa das Associações de Surdos?

Pedro Costa: "Assumi o cargo de Presidente da Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) no ano de 2013. Antes tinha estado como Vice-Presidente da FPAS de 2010 a 2012."

 

A.F. Leiria: Quais as suas funções como presidente?

Pedro Costa: "Como Presidente, desempenho várias funções, tais como assegurar a organização e o funcionamento do trabalho da FPAS (incluindo projetos e atividades), representar a FPAS em reuniões/eventos com organismos públicos/privados, gerir os recursos humanos da FPAS, articular com as Associações de Surdos Filiadas e Não Filiadas, entre outras."

 

A.F. Leiria: Como consegue conciliar esse papel com o de árbitro?

Pedro Costa: "Sobre esta questão, importa referir que são situações diferentes. Durante a semana, colaboro na FPAS por comunicação através de e-mail e videoconferência, articulando com os meus colegas de Direção e com os funcionários. Por vezes, existem também reuniões e eventos onde estou presente como representante da FPAS. Se essas reuniões/eventos foram durante o fim de semana, o que é muito raro, peço autorização de dispensa à AFL. Mas como já disse, isso é raro. Sobre a minha função como árbitro, tenho os jogos aos fins de semana e treino às terças e quintas-feiras à noite. Desta forma, organizo muito bem a minha agenda e a ordem de trabalhos, para conseguir conciliar todas as minhas funções."