Pelo 3º ano consecutivo, e apesar da atual Pandemia Covid19, a A.F. Leiria voltou a instituir o Prémio de Mérito ao Melhor Aluno(a)/Jogador(a) – "Quadro de Excelência Aluno(a)/Jogador(a)". 

São candidatos aos prémios de distinção os alunos/atletas inscritos na Associação de Futebol de Leiria nos escalões de Iniciados, Juvenis e Juniores nas modalidades de Futebol de 11 e Futsal (masculinos/femininos) que frequentem as escolas do distrito de Leiria do 7.º ao 12.º ano de escolaridade e que conseguiram conciliar os seus deveres escolares na época 2019/20 com as suas opções desportivas de forma exemplar ao nível dos resultados obtidos.

Ao todo, a A.F. Leiria recebeu 21 candidaturas ao prémio, sendo que ao 3º ciclo correspondem 12 candidaturas e ao ensino secundário correspondem 9 candidaturas. 

No 3º ciclo, a vencedora foi a Bruna Tavares Rodrigues do G.D. Ilha, com média escolar de 5, participou em 11 jogos sem nenhum cartão vermelho e obteve ainda 3 distinções escolares. 

No ensino secundário, o vencedor foi o João Maria Caçador Vieira do S.C.L. Marrazes, com média escolar de 18.71, participou em 10 jogos sem nenhum cartão vermelho e obteve ainda 1 distinção escolar e 1 distinção extra-escola. 

Pelo seu exemplar desempenho revelado ao longo do ano letivo 2019/20, a A.F. Leiria decidiu atribuir uma menção honrosa aos restantes alunos candidatos ao Prémio de Mérito Melhor Aluno/Jogador, sendo eles:

3º Ciclo:

- A. CCMI – Sofia Barreiro
- A.D. Alvorninha – Manuel Trindade
- G.C. Alcobaça – Gil Pereira 
- G.C. Alcobaça - Luís Dias
- Costifoot – Bernardo Jesus
- Costifoot – Lucas Sousa
- S.C.L. Marrazes – Tomás Abreu
- S.C.L. Marrazes – Hugo Testa
- S.C.L. Marrazes – Filipe Gomes
- S.C.P. Pombal – André Campos
- S.C.P. Pombal – Francisco Nunes

Ensino Secundário:

- Diogo Rainho – G.C. Alcobaça
- João Branco – G.C. Alcobaça
- João Marques – G.C. Alcobaça
- Luís Magalhães – G.C. Alcobaça
- Tomás Martins – G.C. Alcobaça
- João Reis – S.C.L. Marrazes
- Francisco Ribeiro – S.C.L. Marrazes
- Afonso Lopes – S.C.P. Pombal