O Conselho de Arbitragem, em conjunto com a sua Academia de Arbitragem, realizou no passado fim de semana de 6 a 8/setembro a sua ARA Inicial para os Árbitros C3 Promoção, C4 Promoção e Árbitros Assistentes de Futebol e de Futsal.

Esta Ação decorreu em regime de internato, sendo a Ação centralizada no Hotel São Jorge / Batalha.

A Ação iniciou-se na sexta-feira à noite com a realização do Teste Escrito regulamentar, continuando na manhã de sábado com a realização das Provas Físicas. As Provas Físicas dos árbitros de Futebol foram realizadas no Estádio Municipal de Leiria e as dos árbitros de Futsal foram no Pavilhão Municipal Dr. Correia Mateus / Leiria.

A tarde e noite de sábado foram dedicadas à formação técnica dos árbitros tendo sido abordadas as alterações às leis do jogo e demais regulamentação e ainda o treino mental.

A manhã de domingo foi dedicada à aplicação prática dos ensinamentos transmitidos na tarde anterior com uma aula prática no Pavilhão Gimnodesportivo de Porto de Mós para os árbitros de Futsal e no Campo Sintético da Zona Desportiva de Porto de Mós para os árbitros de Futebol.

Por fim a tarde de domingo foi dedicada aos procedimentos administrativos relacionados com o Relatório de Jogo e Fichas Técnicas e a sua implementação na plataforma SCORE/eÁrbitro.

Ao final da tarde de domingo a Ação contou ainda com a presença dos Senhores Prof. Manuel Nunes, presidente da Direção, Pedro Portugal, vogal da secção de classificações do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, presidente da Direção da APAF e Rui Batista, presidente da Mesa da Assembleia Geral do NAF Porto de Mós.

Esta Ação contou com formadores da Academia de Arbitragem. No Futsal a formação esteve entregue aos observadores nacionais Hélder Correia e Tiago Franco e ainda aos árbitros nacionais Cláudio Santos e Daniela Roque. No Futebol a formação foi da responsabilidade dos observadores nacionais Marco Gomes e Paulo Alves e ainda dos árbitros FIFA António Nobre e Fábio Veríssimo.